É TUDO FACHADA

“É Tudo Fachada” é um projeto fotográfico que busca explorar poeticamente a arquitetura característica das casas populares do Nordeste. Há dez anos a fotógrafa e turismóloga Melissa Warwick viaja por cidades do interior de Sergipe, Alagoas e Bahia destacando as cores, singularidades e especificidades dessas casas que resistem frente às duras arestas e padronização dos projetos habitacionais atuais. 

 

Em 2019, a série que tem como propósito perpetuar histórias através das sutilezas poéticas encontradas nas fachadas nordestinas, foi tema da matéria “A estética das casas nordestinas conta muitas histórias",  escrita por Ivana Debértolis para a VICE Brasil. No mesmo ano, foi selecionada em segundo lugar na convocatória ExistiResistir do Festival Floripa na Foto (SC), pré-selecionada para o Paraty em Foco (RJ) e exibida durante a 5a edição do Pequeno Encontro da Fotografia, em Olinda (PE). Em 2021, será realizada uma exposição individual sobre a série com financiamento da Lei Aldir Blanc, em Aracaju/SE.

 

"Morar é um ato social, e as maneiras de habitar um espaço são inúmeras, podendo variar de acordo com a classe social, a região e estilos muito próprios de vida. Em um país desigual como o Brasil, onde os direitos básicos não são supridos, é alta a capacidade de adaptação e a criatividade no que diz respeito a moradia.” (Ivana Debértolis I Matéria para a VICE sobre a série É tudo Fachada).